Carta de Leitor


CARTA DE LEITOR
(OU CARTA ARGUMENTATIVA)



A carta de leitor é uma carta argumentativa, ou seja, nela será apresentada a opinião do leitor sobre algo que ele leu em um jornal, revista, livro... O leitor escreverá sua opinião e explicará através dos argumentos, escreverá opiniões e sugestões; debaterá os argumentos levantados nos artigos e fará críticas a respeito; trará perguntas, reflexões, elogios, incentivos, etc. Para o leitor é o meio de expor seu ponto de vista em relação ao assunto lido.
As cartas, hoje em dia, são enviadas por e-mail. Mas mesmo os e-mails precisam seguir esta estrutura pois são cartas formais, ou seja, serão destinadas a alguém que não é nosso amigo ou parente.
Esta carta será escrita na primeira pessoa: EU ou NÓS.
Se for uma carta somente sua use “EU”. Se for uma carta escrita pela sala toda use “NÓS”.

1.  LOCALIZAÇÃO E DATA:  nome da cidade de onde se escreve e a data.
2.  VOCATIVO: para quem escrevemos utilizando palavras como: prezado, prezada, caro, cara...
3. 1º PARÁGRAFO: se apresentar (nome, idade...) e apresentar sobre qual notícia ou reportagem queremos falar (título, data, edição...).
4. 2º PARÁGRAFO: dar a opinião e explicar através dos argumentos; escrever sugestões; debater os argumentos levantados nos artigos e fazer críticas a respeito; trazer perguntas, reflexões, elogios, incentivos, etc. Se necessário pode usar mais parágrafos.
5. ÚLTIMO PARÁGRAFO:  finalizar e despedir.
6. DESPEDIDA: obrigado, obrigada, atenciosamente...
7. ASSINATURA: escrever o nome completo (legível, não é para fazer uma assinatura como se fosse à mão).

Veja o exemplo de uma carta feita por um quinto ano após ler uma notícia. Esta carta foi escrita em nome da turma toda e por isso foi usado “NÓS”. Lembre que se a carta for somente sua use “EU”.


São Paulo, 12 de setembro de 2013.


Caro Editor,

          Nós, alunos do 5º ano A da Escola Estadual República da Bolívia, localizada na cidade de São Paulo, lemos a matéria “Criança de nove anos é encontrada acorrentada à cama no norte do PR”, do dia 24 de agosto de 2012 e somos a favor da atitude dos pais.         
Nós lemos a mesma notícia em outras fontes com mais detalhes, além de uma coluna de um psicólogo, Contardo Calligaris, falando sobre esta notícia. E concluímos que os pais acorrentaram o menino porque ele estava roubando e era agressivo, além de suspeitarem do seu envolvimento com drogas. Eles já haviam pedido ajuda da polícia militar o do conselho tutelar. Além do mais o menino não apresentava sinais de maus-tratos. Inclusive, o menino disse que a mãe estava certa. Pelo que lemos a atitude dos pais foi uma atitude de desespero porque amam o menino e não querem que ele continue fazendo coisas ruins.
          Nós achamos que os pais deveriam ter deixado água e comida perto dele. Também deveriam colocar uma corrente maior para ele ter acesso ao banheiro. Mas deveriam fazer isso só até conseguirem ajuda.
          G1, “nossa dica” para vocês é que pesquisem mais sobre a notícia antes de publicar, pois da maneira como vocês colocaram, os pais foram mostrados como monstros.
          Outra sugestão: leiam o livro “A verdadeira história dos três porquinhos”, de Jon Scieszka.
         

Agradecemos a atenção,

Alunos do 5º ano A da E.E. República da Bolívia.