Propriedades físicas e químicas dos materiais: solubilidade e densidade

 Propriedades físicas e químicas dos materiais: 

solubilidade e densidade


    Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa. Porém, cada matéria pode apresentar uma ou mais características (propriedades da matéria) que são diferentes de outra matéria, como também pode apresentar características semelhantes.

    Quando misturamos óleo na água, ambos no estado líquido, percebemos rapidamente que um não se dissolve no outro e posiciona-se de forma diferente no recipiente.

    Essa simples mistura é suficiente para visualizarmos diversas propriedades da matéria, como a solubilidade (por não se dissolverem) e a densidade (por se posicionarem de forma diferente).

    De uma forma geral, as propriedades da matéria estão divididas em dois grupos, as gerais e as específicas:

Propriedades gerais da matéria:

    São as características que toda matéria apresenta, independentemente do seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso).


Propriedades específicas da matéria:

    São características próprias de cada matéria, ou seja, se uma matéria apresenta, não quer dizer que outra também apresentará a mesma característica.


    Na aula de hoje veremos 2 propriedades físicas específicas da matéria:

Solubilidade

e

Densidade


  • Solubilidade

    É a característica que uma determinada matéria apresenta de dissolver outra. 

    A água, por exemplo, tem a capacidade de dissolver o sal de cozinha (cloreto de sódio). Vale ressaltar que a quantidade de soluto, solvente e a temperatura são fatores que influenciam a solubilidade.


  • Densidade
    É a relação entre a massa da matéria e o espaço (volume) que ela ocupa.
    
    densidade é inversamente proporcional ao volume. Isso significa que, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.

    

    Para entendermos como isso ocorreu na prática, pense, por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?

    Na realidade, eles possuem a mesma massa, ou seja, o “peso” deles é o mesmo. A diferença entre 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo concentra-se em um volume muito menor que 1 kg de algodão. Ou seja, para conseguirmos 1 kg de chumbo, precisamos de bem menos unidades de bolinhas de chumbo do que chumaços de algodão. 

    Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material.

    Veja outro exemplo da água: 

    A densidade da água no estado sólido é menor que no estado líquido. Isso explica o fato de o gelo flutuar na água, pois outra consequência importante da densidade dos materiais é que o material mais denso afunda e o menos denso flutua.


Adaptação: DIAS, Diogo Lopes. "Propriedades da matéria"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/propriedades-materia.htm. Acesso em 19 de fevereiro de 2021.


Para ajudar entender o que é densidade, assista o vídeo abaixo:

https://youtu.be/PTixaobzA-w

E para saber mais sobre o assunto "solubilidade, assista o vídeo abaixo:

https://youtu.be/vumrRu3mRg8